SEJA UM CIDADÃO CONSCIENTE..............NÃO PESQUE EM AREA DE       PRESERVAÇÃO

 

 

 

 

 

 

 

 

            Estação Ecológica é uma Unidade de Conservação de Proteção Integral que tem como objetivo a preservação da natureza e a realização de pesquisas científicas.

 

            A Estação Ecológica TUPINAMBÁS é formada por dois grupamentos de ilhas e lajes, sendo o primeiro conjunto formado pela Ilha de Palmas e ilhote vizinho, Lage do Forno e Ilhote das Cabras no município de Ubatuba e o segundo conjunto situa-se no Arquipélago dos Alcatrazes, no município de São Sebastião.

 

            A proteção das ilhas proporciona a estabilidade destes ecossistemas de alta biodiversidade e dinâmica frágil, garantindo a preservação da flora e da fauna terrestre e marinha. Nelas já foram descobertas 17 espécies (de plantas e animais) que não são encontradas em nenhum outro lugar do mundo.

 

            O Arquipélago dos Alcatrazes, por exemplo, é considerado um dos maiores ninhais de aves marinhas do litoral sudeste brasileiro, sendo uma importante parada na rota migratória de muitas aves que realizam longas viagens.

 

            Nas Unidades de Proteção Integral é proibida a visitação pública, exceto quando com objetivo educacional, ou seja, Educação Ambiental e/ou pesquisas científicas, desde que autorizadas pelo órgão responsável pela administração da Unidade.

 

            A visitação ao Arquipélago só poderá ser liberada depois que a área for cuidadosamente pesquisada, para que seja determinado o estado de conservação das espécies que ali vivem e se possam traçar estratégias adequadas para a sua preservação.

 

BOYA PESCARIAS