NAUFRÁGIO DO NAVIO THEREZINA

Navio Alemão confiscado e transferido para o Brasil em 1917.
Chovia muito e a visibilidade era limitada na noite de 02 de Fevereiro de 1919 quando, saído do porto de Santos às 21 horas, o vapor do Lloyd Brasileiro, Therezina seguia viagem para o Havre.
As ondas eram fortes, quando um relâmpago iluminou à sua frente, um rochedo. Era o fim de sua curta viagem, eram 4 horas da manhã do dia 02 de Fevereiro.
Um violento estrondo e uma guinada para bombordo foram os últimos movimentos do Therezina. Já muito adernado e violentamente golpeado pelas ondas do local, o navio começou a fazer água.
O operador de rádio enviou diversas vezes pedidos de socorro para a estação de Monte Serrat, que registrou o despacho do vapor às 5 horas da manhã.
O sinistro se deu às 4 horas devido a uma forte tempestade no local.

Um rebocador de alto mar foi enviado em socorro ao navio sinistrado, porém, devido ao mal tempo e as fortes correntes não conseguiu atingir o local onde se encontrava o Therezina, retornando ao porto de Santos. Uma certa confusão envolve do naufrágio do Therezina, pois para o local estão registrados dois nomes para o mesmo navio, um destes é o Therezina, o outro e Zigmound, que se trata do nome original deste navio antes do confisco. Conta-se que o nome Zigmound podia ser lido no casco tempos após o naufrágio.

nterezina.jpg (24517 bytes)
Embarcação ainda como navio alemão Zigmound

Existem até mesmo informações de que um choque entre os dois vapores teria sido a causa do naufrágio. Porém, construído na Alemanha em 1905, o Therezina era chamado pela Empresa Hamburgo American Lines de "Zigmound", tendo mudado para Therezina quando incorporado ao Lloyd em 1917. Segundo informações de antigos mergulhadores do local, o vapor ainda carregava o nome de Zigmound quando naufragara, estando o nome Therezina escrito à tinta. Em meados da década de 60, uma antigo mergulhador de Ilhabela encontrou em meio aos destroços uma placa de bronze medindo cerca de 1,5 por 1,0 metro onde podia-se ler: " Therezina ex. Zigmound, construído em Hamburgo 1905."

 nterezina1.jpg (23574 bytes)


Navio Therezina encalhado

DADOS BÁSICOS

Nome do navio:Therezina

Data do afundamento: 02 /02/1919

LOCALIZAÇÃO

Local:Ilha Bela

UF:SP.

País:Brasil

Posição:Nordeste dos Borrifos.

Latitude:23° 55' 06" S

Longitude: 045° 27' 30" W

Profund.mín.:08m

Profund. máx.:17m

MOTIVO DO AFUNDAMENTO:choque

DADOS TÉCNICOS

Nacionalidade:Brasileira

Ano de Fabricação: 1905

Armador:Lloyd Brasileiro

Estaleiro: Inginfells Shipb.Co. (West Hartlepool - Inglater).

Comp.:97,23m

boca: 13,61m

calado: 6,76m

Tipo de embarcação:vapor

Material do casco: aço

Propulsão:hélice

Carga:288 toneladas de farinha de milho e café.

CONDIÇÕES ATUAIS: desmantelado

 

BOYA PESCARIAS

www.enchova.com